"Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o acto de sorrir. E sorrir é rir sem fazer ruído e executando contracção muscular da boca e dos olhos.
O sorriso, meus amigos , é muito mais do que estas pobres definições, e eu pasmo ao imaginar o autor do dicionário no acto de escrever o seu verbete, assim a frio, como se nunca tivesse sorrido na vida. Por aqui se vê até que ponto é que o que as pessoas fazem pode diferir do que dizem. Caio em completo devaneio e ponho-me a sonhar um dicionário que desse precisamente, exactamente, 
o sentido das palavras e transformasse em fio-de-prumo a rede em que, na prática de todos os dias, elas nos envolvem.Não há dois sorrisos iguais. Temos o sorriso de troça, o sorriso superior e o seu contrário humilde, o de ternura, o de cepticismo, o amargo e o irónico, o sorriso de esperança, o de condescendência, o deslumbrado, o de embaraço, e (por que não?) o de quem morre. E há muitos mais. Mas nenhum deles é o Sorriso. 
O SORRISO (este, com maiúsculas) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contracções musculares e não cabe numa definição de dicionárioPrincipia por um leve mover de rosto, às vezes hesitante, por um frémito interior que nasce nas mais secretas camadas do ser. Se move músculos é porque não tem outra maneira de exprimir-se. Mas não terá? Não conhecemos nós sorrisos que são rápidos clarões, como esse brilho súbito e inexplicável que soltam os peixes nas águas fundas? Quando a luz do sol passa sobre os campos ao sabor do vento e da nuvem, que foi que na terra se moveu?
E contudo era um sorriso."

José Saramago

15 comentários:

Diana Santiago disse...

sorriso, tanto a dizes :)

Lúcia Sousa disse...

Acho que este texto, saiu no meu exame do 9º ano :o

diana disse...

de nada querida (:

D disse...

Que lindo (':

Magda Correia disse...

adoro*

sofiatorrinha disse...

blogg lindo *.*
segui (:

Anniee. disse...

gostei do texto mesmo :o

Elisa disse...

adoro .
p.s. , tenho saudades do teu conforto :$

D disse...

Que bom querida :)

Lúcia Sousa disse...

hum. é um texto bonito, de facto :')

sofiatorrinha disse...

obrigada querida *.*

Anniee. disse...

é uma coisa muito boa :$ lalala

Magda Correia disse...

é mesmo :)

Anniee. disse...

obrigada :$
é com códigos meu anjo *

Anniee. disse...

www.blogskins.com meu doce <3 :D